Tempo de leitura: 6 minutos
Como abrir uma franquia de sucesso?

Antes de mais nada, não existe algo no mundo dos negócios que é “bom” ou “ruim”. Claro que existem algumas franquias de sucesso. Todavia, para avaliar
mos se uma franquia de sucesso é boa ou não (para nós), primeiramente devemos:
- Avaliar nosso perfil e nossas necessidades;
- Nossos pontos fortes e fracos;
Ou seja, devemos fazer uma fria avaliação do que valorizamos e quais nossos objetivos/sonhos. Por que estou falando isto? Simples: tem gente que prefere ter como público clientes de classes mais altas (A e B), já outras pessoas preferem se relacionar com clientes de camadas mais humildes (C, D e E). Além disso, tem o próprio gosto: cada um tem suas ambições: tem gente que quer cada vez mais dinheiro na conta, outros sonham em abrir uma
franquia online, já, outros, sonham em abrir uma
cafeteria de sucesso.
Além disso, cada pessoa tem seus pontos fortes e fracos. Ou seja, existem aqueles que sabem bastante sobre marketing e manjam pouco de finanças, como também existe o inverso. Existem aqueles que manjam bastante de técnicas de vendas e não tem muita habilidade em mensurar resultados, entre tantos outros casos. Claro que sempre devemos melhorar nossos pontos fracos (até mesmo por meio de parcerias, por que não?). Todavia, o ideal negócio para você é aquele que mais se encaixa com seus valores e seus pontos fortes.
Calma calma garotinho! Você deve estar pensando assim: ” – Ah legal! Este artigo falou para caramba e não disse nada! Vou terminar de ler este treco e vou ficar mais indeciso ainda sobre o que quero.”
Franquia de sucesso – 10 dicas
Claro que existem algumas formas de procurar franquias sustentáveis (no sentido de sobreviver ao longo do tempo) e lucrativas. Mas, primeiramente você deve avaliar o seu perfil de negócios, para depois então seguir as seguintes dicas:
1. Franquias de Sucesso – Conheça as oportunidades oferecidas no mercado: Ou seja, acompanhe mídias de franquias (sites, revistas, grupos no facebook, fóruns, feiras de franquias etc [se souber de mais alguma mídia, favor informar nos comentários!]). Pesquise principalmente sobre o seu setor de interesse – veja se o mesmo está em alta. Não se limite só ao mercado de franquias, veja também como andam as empresas e o seu mercado.
2. Franquia de Sucesso – Busque informações sobre a empresa e as pessoas: Encontrou uma franquia que você tem interesse? Agora é a hora de extrair o máximo de informações tanto da empresa quanto das pessoas que estão por trás dela e a internet é, sem dúvidas, uma ótima ferramenta para fazer isto. Entre em contato com a empresa para saber como a franquia funciona. Após isto, tente conversar com o maior número de franqueados possível para saber quais são as avaliações deles.
3. Franquias de Sucesso – Confira se a empresa oferece um bom pacote de suporte: Veja se a empresa realmente contribui para a gestão de seu franqueados. Confira quais são seus canais de comunicação, se oferece algum manual, consultoria, programas de relacionamento etc.
4. Franquia de Sucesso – Capacidade de se adaptar ao mercado: Veja a capacidade que a empresa tem de se renovar e se readaptar. Confira se ela é uma “empresa parada” ou costuma “responder ao mercado”. Ela investe em tecnologia? Costuma mudar alguns itens de seu portfólio de produtos e serviços? Costuma ouvir as reclamações dos clientes e colaboradores, e, a partir dai, fazer algumas mudanças? Ou ela é uma empresa que oferece praticamente os mesmos produtos, serviços e experiências desde sua fundação?
5. Franquias de Sucesso – Capital para abrir sua franquia: Esta é uma situação bem delicada. Pois aqui, temos 3 opções: a) temos capital para abrir nosso negócio; b) podemos estudar e pegar empréstimos com baixa taxa de juros; c) N.D.D.V.A.P. (Nenhuma das duas vale a pena). Por quê estou falando isto? Quando o assunto é DINHEIRO, devemos avaliar friamente. Ao entrar em contato com o franqueador, você deve extrair dele informações como:
– o investimento inicial para se abrir a franquia;
– o tempo previsto para que a franquia atinja o ponto de equilíbrio;
– o capital de giro mensal necessário para manter esta franquia;
6. Franquias Baratas – Faça o funil de franquias: Quando estamos avaliando qual franquia vamos escolher temos um mar de opções. Para facilitar nossa escolha, devemos fazer um funil nos fazendo perguntas como:
a) Quanto de dinheiro estou disposto a investir nesta franquia?
b) Pretendo dar dedicação exclusiva ao meu futuro negócio ou exercer atividades em paralelo? Quanto tempo posso dedicar à minha franquia?
c) Em qual região pretendo abrir minha franquia?
d) Em qual nicho eu gostaria de trabalhar?
7.
Franquias Baratas – Analise o investimento, lucratividade e payback (tempo de retorno): Não basta analisar o investimento e saber se é uma
franquia barata ou não.
- Ao saber o capital inicial previsto a ser investido na franquia, devemos, antes de mais nada, averiguar a rentabilidade da franquia e comparar com a rentabilidade de outros investimentos.
Caso se confirme uma maior rentabilidade nas franquias, devemos partir para a segunda etapa:
- Comparar a rentabilidade, lucratividade e tempo de retorno entre as franquias que possui interesse;
8. Franquia Barata – Duração do Contrato e Regras para Renovação: Confira a duração do contrato e veja quais são as regras para renovação (Quais taxas são necessárias pagar novamente).
9. Franquia de Sucesso – Procure a ajuda de especialistas: O ideal é verificar o modelo de negócio que se pretende franquear junto a um especialista para que se possa fazer uma melhor avaliação dos dados financeiros, do contrato e da Circular de Oferta de Franquias (COF).
10. Franquias de Sucesso – Avalie a demanda e a concorrência: Veja se seu negócio tem mercado no local que deseja abrir e analise o perfil de seu público-alvo. Após isto, veja como está a concorrência (tanto para produtos iguais aos seus quanto para produtos substitutos).
Gostou de nosso artigo? Quer saber mais sobre como abrir uma franquia de sucesso? Estamos promovendo um curso em que ensina o passo-a-passo de como escolher uma franquia, clique na imagem abaixo e confira:
